Antes que alguém diga alguma coisa esse título aí não é de alto ajuda não. Plagiei a obra mais famosa do filósofo romano Sêneca. Pra quem não sabe esse cara foi o tutor de Nero, o camarada que matou a própria mãe, ordenou que Sêneca suicida-se e viu Roma arder em chamas enquanto ele calmamente tocava sua arpa na segurança de seu palácio. Sêneca escreveu muita coisa interessante nesse livro e quem tiver a curiosidade, por favor, leia essa obra, garanto que não será perda de tempo. Citei esse livro porque minha estadia aqui me lembrou uma de suas frases: “ Eu não pertenço a um único lugar, o mundo inteiro é a minha pátria.” Pra falar a verdade eu ainda não sei se concordo ou discordo do pensamento do filósofo. Passei por situações interessantes aqui que até agora não desequilibraram a balança das decisões.
Estar em um outro país é com certeza uma experiência que todo ser humano deveria experimentar pelo menos uma vez na vida. Você experimenta duas sensações ao mesmo tempo: a de ser um completo estranho (pois você está imerso em uma outra cultura, com outros costumes e com uma língua diferente) e de fazer parte de uma coisa só ( pois todos são seres humanos, com os mesmos problemas, as mesmas angústias e com os mesmos sonhos).
Cada dia eu descubro mais sobre eu mesmo. Aprendi que não preciso de tanto dinheiro pra ser feliz, pois sou um cara de gostos simples ( gosto de leitura, música e artes marciais). Carros importados, restaurantes finos, roupas da moda, casas imponentes nada disso me traz a tranqüilidade que eu vivo buscando ( e só consegui perceber isso porque aqui eu tenho tudo aquilo que eu sempre “sonhei”).
Percebi que fazer amigos e saber cultivá-los é a melhor habilidade que alguém pode aprender . Venho de um país muito diferente da Romênia e mesmo assim estou conseguindo fazer amigos de verdade aqui ( pra vocês terem uma idéia teve um dia que eu não fui pro colégio e uma garota e um cara me ligaram pra perguntar se estava tudo bem e quando eu iria voltar e que eles estavam com saudades).
Aprendi que o melhor jeito de valorizar as coisas que você tem é perdendo tudo aquilo que você conseguiu. Essa semana quando eu voltei do colégio pra casa do moleque o pai dele me falou que eu estava com um problema com o meu passaporte: ele me disse que era impossível transformar um visto de turista em um visto de trabalho e que eu teria que deixar o país em três meses. Como eu estou ficando mais esperto por aqui ( Gará, Erica, Arquimedes e Taiada, vocês ficariam orgulhosos de me ver) eu entrei pessoalmente no site da embaixada para verificar a situação ( porque antes de deixar o país eu fui orientado pelo próprio pessoal da AIESEC da Romênia a entrar como turista e tirar o visto depois). As regras não estavam muito claras e lá fui eu pessoalmente no consulado pra tirar a situação a limpo ( o pessoal da AIESEC foi junto é claro). Os caras disseram que não há nenhum problema e amanhã eu vou levar todos os documentos no consulado. Bom, o que eu quero dizer com isso é que por um dia eu acreditei que eu teria que voltar bem mais cedo do que eu esperava, e só então eu fui perceber o quanto eu estou gostando de estar aqui e o quanto de tempo eu estou desperdiçando em atividades sem valor, isso abriu meus olhos de uma forma sem igual. E pra surpresa de vocês Sêneca já tinho dito tudo isso há mais de 2000 anos atrás: “A cada dia que vivemos é um passo a mais para a nossa morte”. Só quando sabemos a brevidade das coisas é que somos capazes de aproveitá-las da melhor maneira possível.
Apesar de estar cercado de pessoas eu ás vezes me sinto sozinho aqui. Sinto falta dos amigos em volta de uma mesa tomando uma cerveja, de tomar um açaí com o pessoal de São José, de conversar com minha mãe enquanto tomo café e ela vê novela, das noites de esquenta e de baladas que sempre trazem as mais loucas histórias e é claro: do velho e bom churrasco brasileiro. Mas uma coisa compensa a outra. Abração galera.

É velhinho, cultivar amisades é algo que vc faz bem. Vai deixar saudades no pessoal daí qdo vc voltar, se voltar...
ResponderExcluiroiii cabeça...
ResponderExcluiradorei as fotos! :)
fique bem...
beijão